Prevenção

Prefeitura remove 38 árvores com risco de queda

Eucaliptos foram retirados da região da avenida Domingos de Almeida como medida de segurança

Divulgação -

A prefeitura de Pelotas conclui esta semana o serviço de manejo arbóreo de 38 árvores localizadas na avenida Domingos de Almeida, no Areal, que passaram pelo processo de supressão. Conforme a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), laudos de avaliação técnica apontaram que os eucaliptos apresentavam estado fitossanitário altamente comprometido e poderiam representar risco à segurança da população.

De acordo com o secretário Eduardo Schaefer, da SQA, as medidas são adotadas devido ao estado precário de conservação das árvores, pode resultar em queda de galhos e acidentes na via.

"A gente sabe que a supressão é a intervenção mais radical, mas ela ainda é a mais adequada em casos em que as árvores estão mortas, secas, e a sua condição acarreta riscos à comunidade. As ações da Secretaria são fundamentadas a partir do monitoramento e da avaliação técnica de todas as árvores", argumenta Schaefer.

Dentre as 38 árvores removidas, apenas uma apresentava condições satisfatórias, sendo retirada por causar interferência no trânsito do local. De acordo com a Lei Municipal 4.428/1999, a supressão de árvores no município pode ser realizada em apenas três casos: estado fitossanitário comprometido, intervenção em via pública ao acesso de veículos e danos ao patrimônio público ou privado sem possibilidade de outra alternativa técnica.

Compensação
Ainda de acordo com a SQA, a supressão das árvores não irá apresentar prejuízos à arborização do local, visto que está sendo elaborado projeto de compensação ambiental para o canteiro da avenida.

A prefeitura afirma que a requalificação arbórea na localidade deve seguir as orientações dos técnicos do município, priorizando um plantio ordenado, a fim de não gerar conflito com o meio urbano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Regional de Pronto-Socorro atinge 15% das obras Anterior

Hospital Regional de Pronto-Socorro atinge 15% das obras

Exposição do projeto Graffiti Down chega ao Centro Histórico Próximo

Exposição do projeto Graffiti Down chega ao Centro Histórico

Deixe seu comentário